sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AME E RESPEITE OS IDOSOS, AMANHÃ VOCÊ SERÁ UM DELES!


DEUS CRIOU O HOMEM À SUA SEMELHANÇA.
VEJAMOS COMO TUDO FUNCIONA PERFEITAMENTE:
O SER HUMANO É GERADO DE UMA FORMA MÁGICA, FENOMENAL! ELE FICA NUMA REDOMA PERFEITA NO INTERIOR DE UMA OUTRA CRIATURA DE DEUS, TAMBÉM PERFEITA;
APÓS NOVE MESES ELE É EXPOSTO AO MUNDO, QUE TAMBÉM JÁ FOI PERFEITO;
ESSE SER COMEÇA A SE DESENVOLVER: CRESCENDO, FALANDO, ANDANDO, BRINCANDO, APRENDENDO MUITO SOBRE A VIDA ATÉ AOS DOZE ANOS DE IDADE E É CHAMADO DE CRIANÇA;
APÓS OS DOZE ANOS E ATÉ CHEGAR AOS DEZOITO, CONTINUA CRESCENDO, APRENDENDO, ENSINANDO, TRABALHANDO E É CHAMADO DE ADOLESCENTE;
APÓS OS DEZOITO ANOS E ATÉ CHEGAR A MAIS OU MENOS OS QUARENTA, ELE CONTINUA APRENDENDO, ENSINANDO, GERA OUTROS SERES À SUA SEMELHANÇA E OS CRIA DA MELHOR FORMA EXISTENTE, AGORA CHAMADO DE JOVEM ADULTO;
DOS QUARENTA AOS SESSENTA ANOS ELE AINDA APRENDE E ENSINA MAIS, SENDO CHAMADO APENAS ADULTO;
APÓS OS SESSENTA ANOS, ENSINA A TODOS TUDO O QUE APRENDEU DURANTE TODA SUA VIDA E AÍ É CHAMADO DE IDOSO...
É NESSA ÚLTIMA FASE ONDE OCORREM, TALVEZ OS MAIORES PROBLEMAS DO SERES HUMANOS:
APESAR DESSAS MARAVILHOSAS CRIATURAS TEREM DADO TUDO DE SI, DURANTE TODA A SUA EXISTÊNCIA, PARA GERAR FELICIDADES AOS SEUS SEMELHANTES, MUITAS VEZES SÃO DESPREZADOS; POIS NÃO PODENDO MAIS DESENVOLVER AÇÕES COM TANTA PERFEIÇÃO, POR CONTA DE PROCESSOS DEGENERATIVOS PECULIARES AOS SERES VIVOS, SÃO CONSIDERADOS INCAPAZES, IMPRESTÁVEIS, DESCARTÁVEIS.
OS SEUS DESCENDENTES, QUE MUITAS VEZES NÃO SABEM OU NÃO QUEREM SABER O QUE É VALOR HUMANO, OU QUANDO APRENDEM, NÃO PÕEM EM PRÁTICA, POR CONTA DO CAPITALISMO, DAS DROGAS, OU OUTRO MOTIVO BANAL QUE O VALHA, OS ABANDONAM EM ASILOS, ABRIGOS E ATÉ MESMO AO RELENTO. OUTROS NÃO OS JOGAM FORA MAS FICAM COM OS MESMOS EM SEU PODER, MALTRATANDO-OS DAS MAIS TERRÍVEIS FORMAS! O MAIS CURIOSO É QUE NÃO ACONTECE SOMENTE NA CLASSE POBRE. NA MAIORIA DOS CASOS ISSO OCORRE NA ALTA SOCIEDADE: ONDE AS PESSOAS RICAS, POR ACHAREM QUE O DINHEIRO E O PODER É O QUE IMPORTA, NÃO DISPÕEM DE UM TEMPINHO PARA DAR ATENÇÃO E CARINHO À ESSAS CRIATURAS DIVINAS. PREFEREM PAGAR ALTAS SOMAS PARA QUE ALGUÉM CUIDEM DELAS, ESTRANHOS OU NÃO, QUE EM MUITOS CASOS SÓ O FAZEM POR CONTA DO DINHEIRO. ISSO É ALGO MUITO PARECIDO COM CRIME CONTRA OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA!
ESSES SERES MARAVILHOSOS, QUE SÃO UM POÇO DE BONDADE E SABEDORIA, TÊM QUE SER MUITO BEM CUIDADOS.
JÁ FORAM FEITAS VÁRIAS TENTATIVAS, POR PESSOAS QUE SÓ QUEREM SE PROMOVER, A FIM DE AMENIZAR AS CRUELDADES/ATROCIDADES SOFRIDAS PELOS IDOSOS: SÃO LEIS, DECRETOS, PORTARIAS, TÍTULOS BONITOS( TERCEIRA IDADE/MELHOR IDADE/PRIORIDADE); SERIAM DESNECESSÁRIAS TODAS ESSAS AÇÕES , VISTO QUE A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA PREVÊ CLARAMENTE OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, MAS QUE NA PRÁTICA NADA FUNCIONA! TUDO ISSO PODERIA SER TROCADO POR: AMOR AO PRÓXIMO!
PRECISAMOS NOS UNIR, TODOS, E ATACAR ESSE PROBLEMA DE FRENTE. A CURTÍSSIMO PRAZO TEMOS QUE COBRAR DOS NOSSOS GOVERNANTES POLÍTICAS EFICAZES; CONSTRUIR LOCAIS APROPRIADOS PARA ACOLHER ESSAS PESSOAS COM EXCELÊNCIA EM SUAS ESTRUTURAS, ONDE DEVERÁ TER ESPAÇO PARA JOGOS, PISCINAS, DANÇA, TEATRO, ÁREA VERDE PARA COOPER/CAMINHADA E ATIVIDADES DIVERSAS PARA ELES INTERAGIREM; CORRIGIR OS CRIMES QUE OS DIRIGENTES DO INSS COMETERAM, AO LONGO DOS ANOS, CONFISCANDO GRADATIVAMENTE SUAS APOSENTADORIAS; AO INVÉS DE INVESTIR EM PROPAGANDAS NO SETOR PÚBLICO, PEGAR TODO ESSE DINHEIRO E APLICAR EM PROL DOS IDOSOS. TUDO ISSO TEM QUE SER FEITO URGENTEMENTE! A PROPÓSITO, É IMPERATIVO  A CONSTRUÇÃO IMEDIATA DESSES CENTROS DE APOIO AOS IDOSOS EM TODO O BRASIL; POIS DINHEIRO HÁ DE SOBRA: SÃO BILHÕES DE REAIS PARA DIVERSOS FINS, INCLUSIVE PARA ATIVIDADES CORRUPTAS; ENTÃO NADA MAIS JUSTO DO QUE FAZER TAMBÉM ESSA OBRA QUE ALÉM DE SER CARIDOSA É DE RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO!
OUTRAS AÇÕES DEVERÃO SER IMPLEMENTADAS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS COMO: IMPLANTAÇÃO NAS ESCOLAS, DESDE O ENSINO BÁSICO/FUNDAMENTAL, A DISCIPLINA VALOR/RESPEITO HUMANO, PARA QUE AS CRIANCINHAS JÁ PONHAM EM PRÁTICA NO SEU DIA-A-DIA; CAMPANHAS MACIÇAS PARA QUE AS PESSOAS PROTEJAM E/OU ADOTEM UM IDOSO; E POR AÍ VAI...
ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA ESSA CAUSA TÃO NOBRE E COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO NO QUE FOR POSSÍVEL!
GRANDE ABRAÇO!
MAURO SOUZA
e-mail: tiomauro tomorrow@hotmail.com
twitter:maurosouz
tel. :85-99242945
A seguir proposta de projeto para construção do "PARÍSO DOS IDOSOS":
PARAÍSO DOS IDOSOS
Por Antônio Mauro Rodrigues de Souza
Fortaleza-CE
Março 2010
PARAÍSO DOS IDOSOS
Proposta de Projeto para construção de um espaço de convivência e cuidados da pessoa idosa.
Elaboração: Antônio Mauro Rodrigues de Souza
Colaboração: Glaucia Barbosa
Fortaleza-CE
Março 2010
SUMÁRIO
  1. Apresentação__________________________________________________________ 04
  2. Objetivos ____________________________________________________________ 04
  3. Justificativa___________________________________________________________ 04
  4. Estrutura_____________________________________________________________ 05
  5. Localização/Acesso____________________________________________________ 06
  6. Segurança___________________________________________________________ 06
  7. Origem dos recursos___________________________________________________ 07
  8. Início e conclusão_____________________________________________________ 07
  9. Parcerias____________________________________________________________ 07
  10. Público-alvo_________________________________________________________ 07
  11. Benefícios __________________________________________________________ 07
  12. Conclusão___________________________________________________________ 08
  13. Anexos_____________________________________________________________ 09
1. APRESENTAÇÃO
O Paraíso dos Idosos é idealizado para funcionar como um equipamento de acolhida e cuidados com pessoas da Terceira Idade. Com a estrutura de uma mini cidade, o espaço deve oferecer uma gama de produtos e serviços para provimento de cuidados especiais com a pessoa idosa.
Visando proporcionar um atendimento modelo, adequado ao público a ser atendido, este projeto pauta-se nas necessidades essenciais da pessoa idosa: saúde, lazer e convívio sociocultural.
2. OBJETIVOS
  • Resgatar a dignidade da pessoa idosa;
  • Contribuir para a longevidade do idoso com qualidade;
  • Acolher a pessoa idosa desamparada pela família;
  • Oferecer assistência médica, psicológica, jurídica e social ao idoso;
  • Promover um espaço de integração entre os grupos de idosos.
3. JUSTIFICATIVA
As pessoas buscam cada vez mais recursos para garantir sua longevidade. Os avanços tecnológicos e científicos vêm permitindo que a população viva mais anos, o que contribui para o crescimento quantitativo de pessoas da Terceira Idade. É possível constatar que em poucos anos, nosso país entrará na categoria de “país velho”. Isso é positivo a partir do ponto de vista do desenvolvimento social e deve ser um ganho para a humanidade.
Contudo, as pessoas vão envelhecendo e poucas, especialmente as de menor poder aquisitivo, possuem tratamento adequado às suas necessidades. Ao chegar à Terceira Idade, muitos desses idosos estão à margem, desassistidos e vivem em condições desumanas de abandono. É notório que essas maravilhosas pessoas quando chegam a certa idade, mesmo tendo condições financeiras favoráveis, privilégio de alguns, em muitas ocasiões se sentem solitárias, entediadas e até depressivas.
A partir do Estatuto do Idoso, é certo que há um esforço com a criação de políticas públicas efetivas para essas pessoas. Entretanto há ainda muito a se fazer. Alinhado a essas políticas e visando potencializar ações nesse sentido, este projeto apresenta o Paraíso dos Idosos como alternativa salutar para o envelhecimento produtivo e mais humano das pessoas.
Os idosos, carentes de afeto, atenção e cuidados, sentirão-se muito melhor ao frequentar esse local, pois nele encontrarão outros parceiros para interagir e trocar experiências, afetos, além de várias outras atividades para entretenimento. O nosso reconhecimento pelos feitos que só enriquecem as gerações presentes e futuras desse imenso planeta, torná-los mais saudáveis, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, e consequentemente, mais longevidade.
Vale ressaltar que esse equipamento não deverá prejudicar de forma alguma as entidades já envolvidas nesse trabalho de amparo aos idosos, como: o Lar Torres de Melo, A casa de Nazaré, O Projeto Pé no Chão, As ONGs, estre outros, mas sim ajudá-las formando parcerias a fim de intensificá-las ainda mais.
4. ESTRUTURA
A estrutura do Paraíso dos Idosos assemelha-se a uma cidade e apresenta os espaços a seguir:
-Vila para acolher as pessoas que são abandonadas pelos seus familiares, onde morarão definitivamente. A vila também terá casas extras para hospedar visitantes de outras cidades que porventura necessitarem pernoitar;
-Academia para a prática de atividades fisioterápicas e de exercício da musculatura;
-Área livre para prática de esportes com:
  • campo de golfe;
  • futebol;
  • ciclovia;
  • piscina;
  • quadra poliesportiva;
  • pista de cooper;
-Sala de jogos: Xadrez, Dama, Dominó, Baralho, Sinuca/Bilhar, entre outros;
-Sala de Multimídia para exibição de filmes e realização de palestras;
-Escola para adultos: com educação básica, fundamental, médio e superior; cursos de informática, línguas estrangeiras, artes plásticas e cênicas, artes marciais, teatro, dança, música, entre outras atividades culturais.
- Cozinha-escola para realização de aulas de culinária e para preparo dos alimentos;
- Refeitório;
-Hospital/Posto de Saúde: com todas as especialidades médicas, com ênfase nos cuidados da pessoa idosa;
-Horta Comunitária e Fruteiras;
- Sala de Oração Ecumênica;
-Jardins, lago com animais e pracinha;
Para o atendimento são necessários profissionais das áreas:
- Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais;
- Educação: professores, educadores sociais, coordenação pedagógica, técnicos de informática e de multimídia;
- Administração: direção, equipe de trabalho, tesouraria;
- Manutenção: jardineiro, serviços gerais, porteiros, seguranças.
Os profissionais especializados para cada área deverão ser funcionários remunerados. Deverá haver um incentivo para parcerias com universidades, visando ao encaminhamento de estudantes para que possam estagiar no espaço, recebendo para tanto bolsa-auxílio. Observando a importância da iniciativa como admirável política pública para o idoso, espera-se também contar com o inestimável apoio de voluntários.
5. LOCALIZAÇÃO/ACESSO
Deverá ser, preferencialmente em Fortaleza, numa área verde, não acidentada, fora de riscos (alagamentos, deslizamentos, etc.).
Em nossa cidade, existem vários espaços (terrenos) nas proximidades do Cambeba, Castelão, Av. Rogaciano Leite (próximo Shopping Motel), Cidade dos Funcionários, Messejana, Av. Luciano Carneiro, na Vila União ( próximo ao restaurante Alpendre da Vila), Estrada do Fio, etc.
O acesso deve ser fácil, com disponibilidade de transporte público para deslocamento dos usuários;
A experiência dando certo deverá ser estendida para outras localidades;
6. SEGURANÇA
Estrutura preparada com cerca elétrica, segurança monitorada 24 horas, portaria e vigilantes.
7. ORIGENS DOS RECURSOS
Os recursos para a construção e/ou manutenção serão oriundos da União, Estado e Município. As PPPs (Parcerias Públicas Privadas) poderão perfeitamente fazer parte desse grandioso empreendimento. Não há dúvidas de que em um equipamento como esse incentivará toda a população a se engajar para seu sucesso, tendo em vista tratar-se de um projeto que beneficiará pessoas que necessitam de cuidados especiais em seus últimos anos de vida.
8. INÍCIO E CONCLUSÃO DA OBRA
Como tudo depende de Orçamento, é provável que não seja concluído em 2010, mas havendo interesse das três entidades federativas, poderá ser feito um orçamento extra a fim de atender esse setor da população brasileira que pede socorro há muito tempo. Isso ocorrendo, é possível que as obras iniciem ainda em 2010 e sejam concluídas no máximo em 2011. É sonho? É! Mas tudo é possível. Basta ter dinheiro e vontade política!
9. PARCERIAS
União, Estado e Município e os Idosos de todas as classes serão os principais atores e as entidades Envolvidas nesse trabalho também participarão juntamente com toda a sociedade;
10. PÚBLICO –ALVO
Esse equipamento é destinado a todos os idosos, independente de classes sociais, sexo, cor, etnia, religião, opção sexual, etc, que são abandonados pelos seus familiares, cônjuges, companheiros. O Paraíso dos Idosos é destinado aos que o utilizarão definitivamente para moradia e para os demais que pretenderem visitar a fim de trocar experiências, se divertir e fugir da solidão, tédio, depressão, etc.
11. BENEFÍCIOS
Como tudo o que foi mostrado acima só garante o bem-estar dos idosos, estes, com certeza, terão melhor qualidade de vida proporcionando gigantesca economia no tocante aos gastos com a Saúde. É evidente que eles terão mais longevidade e poderão continuar produzindo e ajudando no engrandecimento do País. Evidentemente sem a obrigação de fazê-lo.
A geração de empregos também será de grande valia, pois utilizará profissionais especializados nas funções de A-Z, conforme a seguir:
A – Assistentes Sociais, Arrumadeiras, Advogados, Artesãos, Artistas Plásticos,
Analistas de Sistemas de Computadores, Arquitetos;
B – Bombeiros, Botânico, Biólogo;
C – Clínico-Geral, Copeiras, Camareiras, Costureiras, Cozinheiros, Cuidadores de
Idosos;
D – Dermatologistas, Decoradores;
E - Endocrinologistas, Engenheiros, Esteticistas;
F – Fisioterapeutas, Farmacêuticos;
G – Geriatras, Garçons;
H – Homeopatas, Humoristas (shows);
I - Instrumentistas, Ilusionistas/Imitadores (shows circenses);
J – Jardineiro;
L – Lavadeiras;
M – Massagistas, Motoristas;
N – Nutricionistas, Nutrólogos;
O – Oftalmologistas, Odontólogos;
P – Psicólogos, Psiquiatras, Psicanalistas;
Q – Químicos;
R – Radiologistas, Recepcionistas;
S – Serventes;
T – Teatrólogo, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos em Informática;
U – Urologistas;
V - Vendedores;
X – Xadrezista;
Z – Zeladores.
12. CONCLUSÃO
Mesmo todos conhecendo o que prevê a Constituição Brasileira e o Estatuto do Idoso, ao longo dos anos o abandono dos idosos tornou-se um problema de grandes proporções. É chegada a hora de tomarmos providências firmes e acertadas para resolvermos de uma vez por todas esse problema que aflige toda a população.
Por tudo que foi demonstrado e com a convicção de todos que isso é algo que requer, no mínimo, uma ação contundente, temos a obrigação moral de nos engajarmos nesse propósito!
É conhecida a dificuldade de instalar e manter um equipamento dessa magnitude, mas também existem enormes possibilidades da sociedade ajudar de todas as formas que puder, nesse empreendimento.
Existem fortes esperanças de que as pessoas com poder aquisitivo, de razoável para mais, ao se engajarem nesse projeto terão o maior prazer em contribuir com recursos financeiros, e talvez até na doação do terreno para a instalação de tão necessário equipamento. Em nosso estado temos histórico de pessoas caridosas que contribuíram com feitos como esses e tornaram-se cada vez mais ricas, principalmente de espírito.
Obs.: Foi devidamente registrado no Cartório Pergentino Maia em Fortaleza-CE, sob nº. 305176.


4 comentários:

  1. Muito bom o texto, parabéns!
    Luciana Dantas

    ResponderExcluir
  2. Aah, muito interessante esse tema *--*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu irmão que Deus continue abençoando sua vida e te guiando pelos seus braços santo e te dando cada dia mais oportunidades de tu se aproximar dele e de seus ensinamentos vc e nota 1000.te amo mesmo assim longe.bjos pra vc....

    ResponderExcluir